Evan Hassow

A Chiado Books anuncia um livro que toca temas e questões centrais na sociedade em que vivemos. É urgente que existam cada vez mais publicações que abordem o tema LGBT, não só a nível internacional como nacional. É essencial que este tema seja abordado nos livros, nos filmes, nas series, nas noticias... em todos os meios , de forma a chegar a cada vez mais pessoas, permitindo expandir as consciências. Deixo-vos uma pequena nota sobre o livro e sobre o autor.

Ambientado nos anos 1990, numa época em que a homossexualidade era alvo de imenso preconceito, “Evan Hassow” é o mais novo lançamento da Chiado Books. Escrito por Dinnit Divo, o livro narra a história de amor de dois jovens norte-americanos, que precisam enfrentar uma sociedade conservadora para que possam simplesmente ser quem são. Os desafios que surgem em decorrência disso, como a mudança de país, acabam por transformar o romance do casal em um verdadeiro pesadelo.
Infelizmente, nos dias de hoje, falar de amor homossexual é obrigatoriamente falar de preconceito, exclusão e discriminação. A discriminação leva as pessoas para situações de grande vulnerabilidade, muitas podem não ser visivelmente tão trágicas como a de Evan e Mark, mas debaixo da adaptação necessária para (sobre)viver às prisões mentais e emocionais que a sociedade nos coloca, muitos sofrem, sozinhos — comenta o autor.
Escrita em formato de diário, a história de Evan e Mark é comovente, intensa e apaixonante, e deixa uma pergunta ao leitor já desde o início: Terá o amor força suficiente para vencer?


O público pode esperar uma leitura intuitiva e emocionante. Esta obra tem a intenção de abrir portas que têm estado fechadas para as minorias, em particular para os LGBT+, através dos seus protagonistas. O livro retrata a história de um amor homossexual e os desafios que não só Evan e Mark, mas tantos outros casais enfrentam por sentirem algo tão natural e importante como o amor — ressalta Dinnit Divo.
A obra carrega muito da história do autor, expressa até mesmo no seu processo de escrita, que contou com períodos de maior criatividade e outros de longas pausas, até mesmo com abandono total do projeto. Muito à semelhança do processo de definição identitária do escritor. Se descobrir, na sua própria pele e sem máscaras, foi o que permitiu que esta produção literária alcançasse tamanha autenticidade. Não há autor que não revele algo de si na sua escrita, e Dinnit Divo precisou de revelar-se a si próprio, primeiro, para finalmente perceber o ingrediente que seria fundamental na sua ficção: a verdade.

Escrever sobre este tema é fundamental para que haja cada vez mais espaço e liberdade para todos. As pessoas LGBT+ continuam, nos dias de hoje, a serem discriminadas mesmo que muitas vezes isso ocorra como uma forma dissimulada de aceitação. Como, por exemplo, a amiga ou irmão que é homossexual, a personagem secundária. Nesta obra o amor homossexual é o protagonista — finaliza o autor.

A sessão de lançamento do livro ocorre em 5 de outubro, às 17h30, no Chiado Clube Literário, em Lisboa (Rua de Cascais, 57, Alcântara). O evento é aberto ao público.

Pedro Forra, mais conhecido pelo seu alter ego Dinnit Divo, nasceu e cresceu na cidade algarvia de Olhão. Formou-se na escola de Artes, Música, Cinema e Tetro Guilherme Cossoul, em Lisboa, no ano de 2012. Cantor, ator, modelo e autor, aos 20 anos mudou-se para Londres em busca dos seus sonhos. Depois do seu primeiro single musical "Lúcifer" ter ficado nove semanas em primeiro lugar no LGBTQ UK MusicChart, Dinnit escreveu o seu primeiro romance "Evan Hassow". Como artista, o autor pretende mudar a maneira como a sociedade se comporta em relação a determinados temas como a comunidade LGBTQ, racismo, bullying, política, pobreza, moda e indústria musical.

Comentários