Inspiração Fotográfica: Idiot Box


 "A TV é apenas um dos muitos espelhos negros sempre presentes através do qual meditamos nossas vidas hoje. Idiot Box espera explorar o lado mais sombrio do nosso amor pela tecnologia. A série (fotografar enquanto as crianças assistiam TV) era uma exploração no relacionamento co-dependente e ainda contraditório que todos compartilhamos com a tecnologia e a mídia. Devemos mostrar mais cautela sobre o papel da tecnologia na vida de nossos filhos? Nossa tecno-paranóia é garantida? Não importa o que os gadgets que possamos possuir, nossos problemas permanecem humanos?"
 É assim que nos é apresentado este projeto original, que tão bem retrata a realidade das criança( e não só) que vivem no mundo moderno. Vivemos na época da tecnologia, onde o normal é estar colado a ecrãs, seja de tv, de computadores, telemóveis ou de qualquer outro aparelho electrónico. Este habito, que a poucos anos atras seria visto como estranho, é hoje olhado pela maioria como banal, ou melhor, é visto como o normal.
 Mas quando falamos de crianças, existe algum despertar da atenção, mesmo daqueles que estão absorvidos num ecra. Uns criticam, dizendo que tem é idade para ir brincar na terra, outros riem-se e incentivam as crianças a mostrar o que desde tão novas são capazes de fazer num aparelho electrónico, e pior que isto, é que a maioria incentiva as crianças a sentarem-se diante de uma tv (ou qualquer outro ecra).
 Isto acontece por diversos fatores. Para acalmar as crianças que não para quietas, para calar o choro das famosas birras, para "fazer a vontade", para dar uma ocupação...seja qual for a razão, a realidade é que vivemos numa cultura onde o ecrã é utilizado como medida para sossegar e ocupar as crianças e jovens.
Por todas estas razões acho que Donna Stevens esta sem duvida de parabens pelo seu fantastico trabalho e pela capacidade de retratar de uma maneira tão real um serio problema da sociedade moderna. Não deixem de vesitar o site do artista(aqui) e a sua pagina no instgram(aqui)

Comentários