A Marca de Todas as Coisas

Hoje venho falar-vos do ultimo livro que li, A Marca de Todas as Coisas, de Elizabeth Gilbert. Esta autora é conhecida pela seu livro Comer. Orar. Amar.

Sinopse
Um romance envolvente e magnífico acerca do desejo, da ambição e da sede de conhecimento da autora de Comer, Orar, Amar.
Uma história de amor, aventura e descoberta que atravessa grande parte dos séculos XVIII e XIX. O livro segue o destino de Alma Whittaker, filha de um ousado e carismático investigador botânico, que também se apaixona pelas plantas e pela ciência.
À medida que os estudos de Alma a levam mais fundo nos mistérios da evolução, o homem que ela ama arrasta-a na direção oposta, para o reino do espiritual, do divino e do mágico. Alma é uma cientista de mente clara; Ambrose é um artista utópico. Mas aquilo que realmente os une é uma paixão partilhada pelo saber, uma necessidade desesperada de compreender a maneira como o mundo funciona e os mecanismos inerentes à vida.
Com uma investigação apurada e um ritmo imparável, este romance ambicioso atravessa o globo - de Londres ao Peru, a Filadélfia, ao Taiti e a Amesterdão. Pelo caminho, vai sendo povoado de personagens inesquecíveis: missionários, abolicionistas, aventureiros, astrónomos, capitães de navios, génios e loucos. Mas a mais memorável das histórias é a de Alma, que é testemunha de um momento extraordinário da história da humanidade, em que as velhas certezas acerca da ciência, da religião, do comércio e de classe se desmoronavam e davam lugar a novas ideias. Escrita com o espírito ousado e inquisitivo da época, a história sábia, profunda e encantadora de Gilbert irá seguramente cativar a mente e o coração dos leitores…


Ao longo do livro vamos observando e vivendo o crescimento da protagonista, Alma Whittaker, filha de um homem pobre, que teve a ousadia e a coragem para se tornar um homem rico e mundialmente conhecido. Todas as personagens possuem características e personalidade peculiares. 
Alma cresceu no meio de uma casa recheada de dinheiro, mas sobretudo de conhecimento, cultura e ciencia. Des de criança que foi uma estudiosa, dedicava~se afincadamente a aprender sempre mais, sobre todos os assuntos, mas sobretudo no que dizia respeito a botanica, e mais tarde, focou-se de forma afincada no estudo dos musgos. Cresceu junto dos seus pais, uma irma adotada pelos pais quando ainda era criaça, e de diversos empregados e funcionarios. A casa era constantemente palco de descuções intelectuais, e por isso Alma conheceu muitas das grandes mentes do seu tempo. 
Acabou por ter um casamento, muito inesperado, mas ainda mais curto. Não por falta de amor, mas por razões que terão que descobrir por voces. Depois da morte do pai, que lhe deixou tudo, Alma abdicou da riqueza e partiu numa viagem, em busca de uma verdade que precisava de desvendar, porque Alma é uma estudiosa, e odiava incertezas. 
Acompanhamos- a nas suas diversas viagens, ate a ultima, ate a terra natal da mãe, onde conhece o seu tio e toda a familia que nunca tinha visto. É junto deles que permaneçe ate ao fim dos seus dias, feliz, em paz, e com uma mente repleta de conhecimento.
É um livro grande, mas nada pesado. É uma escrita simples que nos envolve, e nos leva ate ao seu tempo, a sua casa, ao seu mundo. 
Voces ja leram este livro ou um outro desta autora ? Fico a espera das vossas opniões

Se quiserem comprar um exemplar aqui esta o link .

Comentários