Isto Acaba Aqui

 Finalmente ganhei coragem para escrever sobre este livro. Foi o primeiro livro da Colleen Hoover que eu li, e o que posso dizer? Fiquei rendida. A autora é brilhante. Não sei explicar ao certo o que é, mas sei que ela tem algo de muito especial. Mas indo ao que interessa, Isto Acaba Aqui. 

Este livro conta-nos a historia de Llily, uma mulher independente, que sonha abrir uma florista e que teve uma infância marcada pela violência. Um dia, após o funeral do seu pai, conhece o homem dos seus sonhos no terraço de um edifício de Boston. Ryle, um homem bonito, inteligente e neurocirurgião. Podia começar aqui mais uma historia de amor super fofa? Podia. Mas esta história é outra. 

Esta historia é a historia de tantas mulheres e homens que acabam a viver um autentico filme de terror. A historia de tantas pessoas que em vez de encontrar o amor, encontram a violência. A historia de pessoas que em vez de serem amadas e bem tratadas, acabam violentadas e violadas. A historia de tantas vitimas que vivem a vida a colocar-se no papel de culpadas. 

Llily nunca compreendeu o porque de a mãe permanecer num casamento infeliz, nunca percebeu como é que ela podia permanecer ao lado de um homem que a agredia e violava, nunca entendeu o porque de uma mulher tão fantástica se sujeitar a tamanha violência. E como ela, existem milhares de pessoas. Acreditem em mim, é muito fácil acharmos que nunca iríamos estar no mesmo lugar que o outro. Que nunca aceitaríamos as mesmas coisas. Que connosco seria diferente. Mas a verdade, é que a maioria de nós acaba emaranhado nas situações e nem nos damos conta. Ou melhor, tornamo-nos capazes de inventar as mesmas desculpas que sempre criticamos nos outros. 

Todos dizemos se fosse eu ao primeiro empurrão saltava fora, a primeira chamada estava tudo terminado, eu jamais aceitaria que me tocassem, eu nunca mudaria quem sou para evitar uma discussão violenta, eu nunca me moldaria de tal forma que me esqueceria de ser quem sou. Eu nunca deixaria que me levantassem a vos ou me ameaçassem, eu nunca viveria numa casa onde tivesse medo de respirar, eu nunca estaria com alguém que me chantageasse emocionalmente. EU NUNCA, EU NUNCA, EU NUNCA.

Querem saber uma coisa? Infelizmente a maioria de nós já passou por situações encobertas de violência nos relacionamentos. E o mais engraçado? Arranjamos sempre desculpas, exatamente as mesmas que criticamos nos outros. Ele ama-me, isto é a forma dele amar, ele vai mudar, foi só desta vez, a culpa é minha, é normal ele não gostar que eu e vista assim, eu não devia ter amigos homens, eu não devia ir beber cafe com a minha colega, ele quer cuidar de mim, ele é diferente do meu pai, a minha situação é diferente da tua, nunca vais entender. 

Mudam as personagens, mudam os cenários, muda a intensidade. O que se mantém? As desculpas e os sentimentos.

Sei que não é fácil. Sei que estas situações toldam o pensamento. Sei que se inventam desculpas e justificações, com a intenção de sentir algum controle na situação. Sei que se tentam ignorar os sinais. Sei que se engole o sofrimento. Sei que se tenta ver amor, onde ele não existe. Sei que se fica sem chão. Sei que se fica sem força. Mas hoje eu quero incentivar o grito de basta. Estas num relacionamento abusivo? Estas num casamento violento? Estas numa relação que te destrói? Estas pres@ a um amor que doí? Pede ajuda. Fala com alguém. Pede socorro. Não estas sozinh@.

O amor existe para curar, para florescer, para acrescentar. O amor não existe para machucar, violar, destruir. 

"Isto acaba aqui.Comigo e contigo. Isto acaba conosco."

Comentários