Agarrem-me se puderem

by - abril 19, 2014

Agarrem-me se puderem

Olá, Tudo Bem?
Hoje venho vos falar de um  livro que gostei de ler, aconselho-o a todos aqueles que gostam de perceber o modo de pensar daqueles que foram os maiores vigaristas e cometeram os maiores crimes ou aqueles que simplesmente gostem de uma boa leitura.
O livro Agarrem-me se puderem de FrankW.Abagnale e Stan Readding da-nos a conhecer a verdadeira historia de Frank W.Abagnale. O livro funciona como quase uma autobiografia do mais ousado,extraordinário e jovem vigarista do mundo. Durante os seu tempo de vigarista foram muitas as pessoas que saíram enganadas, que devido ao seu modo gentil se deixaram  enrolar pela dita cantiga do vigário.
Foram vários  os disfarces utilizados por este homem, fez-se passar por piloto e co-pilotou um avião, foi pediatra, exerceu advocacia e deu aulas numa universidade, tudo isto sem ter terminado o liceu, levantou mais de 2.5 milhões de dólares com cheques forjados e chegou a imprimir os seus propios cheques.
Acabou por ser apanhado e cumpriu pena em França, Suécia e Estados Unidos onde foi condenado a 12 anos de prisão, hoje é um dos mais conceituados especialistas mundiais em contrafacção e segurança. Quem melhor que o mais ousado e extraordinário vigarista para deter outros tantos como ele já foi? Quem melhor que o mestre para apanhar os alunos que tentam seguir os seus passos?
Eu gostei bastante do livro, acho que tem uma linguagem simples e acessível, e a historia apesar de tudo, não deixa de ser fascinante. Enquanto lia o livro, foram varias as vezes que dei comigo a perguntar-me como é que alguém tão novo conseguia realizar golpes tão fascinantes, como é que ele conseguiu fazer passar-se por medico, advogado, piloto e professor universitário, tudo isto sem ter os estudos necessários, apenas a partir da informação que obtia dos livros?
Não consigo deixar de acha-lo genial, porque todos os vigaristas acabam por ter um toque de genialidade, e este não e excepção..


Deixo-vos o trailer do filme e o informações da serie, ambos inspirados na historia de Frank W.Abagnale

Madalena Castanheira

You May Also Like

0 comentários