Ana Vichenstein, A Feiticeira da Mente

Olá, então planos para este fim de semana? Eu devo ir ao cinema, apesar de não saber que filme ir ver...sugestões??

Já terminei o o primeiro livro que recebi da parceria com  Chiado Editora, e digo-vos já que não podia ter começado a parceria da melhor maneira. Como já tinha mostrado na pagina do facebook o livro que eu escolhi foi Ana Vichenstein, A Feiticeira da Mente.

A feiticeira da mente

Alerta Spoiler!

O livro dá-nos a conhecer na primeira pessoa a história de Ana Vichenstein, uma feiticeira de mente de 15 anos, órfã de mãe e que não vê o pai dês dos seus seis anos, que estuda num colégio na Serra de Sintra onde feiticeiros e "pessoas normais" habitam o mesmo espaço sem que os segundos saibam da da existência dos primeiros. Ana é uma aluna brilhante e dedicada, uma excelente cantora e uma feiticeira muito especial, pois alem de possuir o sangue da linhagem considerada como os "chefes da comunidade mágica", de ter excelentes habilidades mágicas ainda tem uma capacidade muito pouco comum, tem visões do futuro.

Existem três categorias de feiticeiros: feiticeiros com manopoderes (nas mãos), feiticeiros de varinha e os feiticeiros da mente. Os últimos são cada vez mais raros, e acredita-se que isso se deva ao facto de apenas aqueles que tem um bom coração e bons princípios são portadores deste poder, é como se houvesse uma maior selecção em relação a este poder, apenas sendo recebido por aqueles que mostram grandes probabilidades de virem a ser boas pessoas.

Mesmo sem a sua real família, Ana têm na sua vida Vicktor o seu grande amor e a família dele que o trata como se ela fizesse parte dela. Ela sente-se muito acarinhada por eles e principalmente por Vicktor por quem sente um amor e uma amizade incondicional, eles sentem-se como um só, completando-se mutuamente. Ao longo do livro Ana descreve-nos vários momentos românticos e apaixonantes entre os dois, que se amam completamente.

Mas nem tudo é um mar de rosas na sua vida, principalmente a partir do momento que percebe que a sua família esta dividida em duas frentes, o seu primo que quer mudar o mundo, quer que os feiticeiros sejam conhecidos por toda a sociedade, mas não o quer por uma boa razão, ele quer dominar o mundo e o seu pai e o tio que lutam contra as acções extremistas de Pedro e tentam salvar as pessoas que se deixaram encantar pelo seu decurso. Pior do que isto é o facto de ter de escolher entre Pedro e o seu pai, se for um lado lhe agrada a ideia de poder ser livre e mostrar ao mundo o que é realmente, não lhe agradam as segundas intenções nem os métodos utilizados pelo seu primo mas também não tem como desejo que ele morra, quer apenas que ele mude de comportamento. Por isso decide não se juntar a nenhuma das frentes, até ao momento em que conhece o seu pai e percebe que ele afinal não é o monstro que ela imaginava, mas muito pelo contrario é um homem amoroso e corajoso que está disposto a tudo pelos outros. Com o passar do tempo chega a hora de ela decidir se vai ou não ajudar a encontrar o seu primo, e para isso ela terá que desenvolver a sua capacidade de previsão do futuro no menor tempo possível, o que lhe consome muitas energias. É nos dos seus treinos que ela tem uma visão assustadora(não vou dizer o que ela vê, tem que ler para descobrir) mas não a forma de voltar a trás, o que tem que ser feito, tem que ser feito, mesmo correndo todos os riscos.

No final a historia toma um rumo diferente do esperado, mas não sei porque eu de inicio pensei que aquilo não tivesse acontecido, como se trata de um livro onde existe magia pensei que se fosse passar mais alguma coisa ou que fosse uma visão, mas no fim quando percebo que afinal aquele é mesmo o fim chegam mesmo a cair algumas lágrimas(e eu não me costumo emocionar muito facilmente!). Eu era capaz de ler uma continuação deste livro, não sei, sinto que ainda havia mais qualquer coisa a acontecer, e quem sabe não exista mesmo. Ou talvez até uma adaptação cinematografia(enquanto lia o livro pensei várias vezes que podia ser uma cena de um filme ou uma serie televisiva). Por isso continuo na esperança de haver mais qualquer coisa a caminho, talvez por eu o querer é que acredito nisso...mas pronto, aconselho o livro a quem goste deste género de leitura, romance, magia e uma pitada de drama.


E vocês já o leram? Opiniões?
Madalena Castanheira

ps: Muito obrigada Chiado Editora!!!

Comentários