Holocausto Brasileiro, Daniela Arbex

Livros

kl
Desculpem novamente a minha ausência, mas a juntar a todos os testes e trabalhos estive com uma gripe do pior... mas já estou quase a 100% e os testes acabaram (apesar de o estudo ter que continuar).
Tenho imensas novidades, mas para começar que tal falar-vos de um livro de a editora Guerra & Paz me enviou? E que livro é esse? Holocausto Brasileiro, Daniela Arbex.
Começo já por vos aconselhar está leitura. Acho que qualquer pessoa, mesmo quem não tenha um grande habito de leitura tem que ler esta livro. Não por ser uma obra genial, nem por ser a historia mais bonita de todas, mas sim, pelo facto de retratar uma realidade dura e relativamente recente.
Este livro fala-nos do genocídio cometido pelo Estado Brasileiro em pleno séc.xx, com a convivência de médicos, funcionários e população, que roubou a vida e dignidade a 60.000 pessoas. A corajosa jornalista de investigação Daniela Arbex relata-nos e da-nos a conhecer testemunhos emocionantes de quem viveu e testemunhou este holocausto.
ll  Livros

Mulheres que os maridos não queriam mais, homossexuais, meninas violadas que engravidam dos patrões, alcoólicos, pessoas em profunda tristeza...milhares de pessoas violentamente torturadas e mortas. Sem documentos, sem roupa e sem destino, eram apenas filhos de ninguém.
Viviam em condições desumanas, bebiam água dos esgotos, comiam ratos, morriam ao frio e a fome, eram exterminados por electrochoques, os bebés eram roubados ás mães logo a nascença... entre estas e muitas mais desumanidades chegavam a morrer por dia 16 pessoas, cujos cadáveres eram vendidos ás faculdades de medicina.

Este livro devolve o rosto e a identidade, num relato que recupera o testemunho dos poucos sobreviventes, de maneira a dar a conhecer ao país e ao mundo aquilo que um Estado permitiu e que muitos sabiam mas que calaram, com medo das represálias. Pessoas que hoje estão melhor que antes, mas que raramente se sentem felizes. Pessoas que passaram por tortura e desumanidades por serem consideradas diferentes ou apenas porque eram um estorvo para alguém importante da sociedade.

Todos nós conhecemos a historia das perseguições Nazis aos Judeus, todos nós conhecemos imensas histórias sobre este holocausto, todos nós ficamos indignados, chocados e revoltados com todas as injustiças feitas a este povo. Mas os Nazis não foram o único povo capaz de cometer estas atrocidades, este livros e sobretudos estas histórias são a prova real disso mesmo. Mas pior do que as pessoas capazes de o fazerem, é o facto de mesmo aqueles que tentam dar voz a luta contra estes crimes sem calados, ameaçados e por vezes, até mesmo mortos.
Livros


Não podemos permitir que estas histórias se repitam, porque ontem foram eles, mas amanhã podemos ser nós.


ps: Muito obrigada por este fantástico livro, que nos faz pensar na vida e mudar o olhar sobre o mundo

Comentários