Palavras Assobradas

Mais um post sobre um livro, desta vez da fantástica parceria com a Chiado Editora.
Sinopse
Vivemos num tempo em que o poder da palavra é cada vez mais um instrumento de manipulação das consciências e das vontades dos cidadãos. Até onde nos levará esta espécie de terrorismo verbal? Maria Antónia Lima cria neste livro um universo ficcional que nos coloca perante as consequências do poder destrutivo de um terror verbal. Quem somos nós, verdadeiramente, quem são aqueles com quem nos cruzamos ou convivemos no dia-a-dia? Estaremos irremediavelmente mergulhados e rendidos ao poder manipulativo da linguagem? Estaremos interiormente invadidos por esse poder que nos destrói e destrói os outros? "Palavras Assombradas" é uma ficção que nos interpela de uma forma radical: a que experiências terríveis nos poderão levar certos corredores obscuros de frases perigosas?

A minha opinião
Eu gostei do livro, não foi o meu preferido, mas mesmo assim também não o odiei. Não é uma leitura fácil e acessível para todos, porque utiliza palavras menos usuais e a intenção é mesmo essa, confundir o nosso cérebro.
O livro retrata um tema pouco usual, o terrorismo verbal, ato bastante comum em pleno sec.xxi, mas que muitas vezes não têm qualquer consequência para quem o comete, mas sim para quem sofre nas mãos dos criminosos.
Talvez por não existir sangue, seja tão difícil fazer as pessoas perceber as consequências.
Pressão, insultos, perseguição, violência verbal... existem tantas maneiras de sufocar sem colocar uma corda ao pescoço. E é isso mesmo que este livro retrata.
Começa por nos mostrar o lado dos criminosos, depois das vitimas e por fim histórias concretas, porque a realidade é essa, estamos sempre todos interligados, por isso se diz que vivemos numa aldeia global. 
Eu gostei da leitura, apenas acho que é um livro que se tem que ler calmamente e com bastante concentração, porque existe muita coisa a absorver. Por isso não deixo de aconselha-lo, principalmente aqueles que gostam de tudo o que esta relacionado com a mente humana e o seu desenvolvimento.

Gostaria de saber a opinião de quem já o leu, porque as vossas opiniões são sempre bem vindas.

Comentários