Quatro,Veronica Roth

De certeza que os fãs da saga Divergente já ouviram falar do novo livro, Quatro. Que nós mostra a perspectiva de Tobia, o Quatro, dois anos antes de Beatrice chegar aos Intrépidos, e alguns dos momentos que ele viveu com ela. Mas tudo na sua perspectiva ao contrário dos restantes livros.
Sinopse
Dois anos antes de Beatrice Prior ter feito a sua escolha, o filho de 16 anos do líder dos Abnegados fez o mesmo. A transferência de Tobias para os Intrépidos é a última oportunidade para um recomeço. Na nova facção não será conhecido pelo nome que os pais lhe deram, pois não permitirá que o medo o reduza a uma criatura indefesa.
Agora conhecido como "Quatro", Tobias depressa descobre que os Intrépidos foram a opção certa. No entanto, a Iniciação é apenas o começo, pois Quatro terá de conquistar o seu lugar na hierarquia da nova facção. As suas decisões afectarão futuros Iniciados, além de deixarem a descoberto segredos que poderão ameaçar o seu próprio futuro - e o futuro de todo o sistema de facções.
Dois anos depois, Quatro quer intervir, mas hesita no caminho a seguir. A primeira pessoa a saltar para a rede pode mudar tudo. Com ela, a solução para mudar o mundo pode tornar-se mais clara. Com ela, ser simplesmente Tobias volta a ser uma possibilidade.
Para os fãs da saga Divergente, pela autora bestseller do New York Times Veronica Roth, surge Quatro, um volume complementar que inclui quatro novas histórias anteriores à narrativa principal e três cenas exclusivas de Divergente - todas contadas do ponto de vista de Tobias Eaton.
       A Minha Opinião
Eu ainda não li nenhum dos outros títulos da colecção, mas já vi o primeiro filme e estou a espera da oportunidade de ver o segundo (que já estreou nos cinemas).
Para ser sincera gostei bastante do livro, acho que a autora têm uma escrita envolvente, que nos faz querer ler mais e mais, uma narrativa que nos prende do inicio ao fim da história. E claro que acho sempre interessante quando os autores decidem escrever um livro na perspectiva de outra personagem, como por exemplo acontece no livro espera para mim, a continuação de se eu ficar, que ao contrario do primeiro livro é narrado na perspectiva de Adam e não de Mia.
Este livro mostra-nos como é que a personagem que vemos em Divergente, aos olhos de Biatrice, se tornou naquilo que é. Mostra-nos o que Tobia sofreu nas mãos do seu pai, líder dos Abnegados, que nunca lhe contou a verdade sobre a sua mãe e ainda o maltratava física e emocionalmente. Mostra-nos também como é que Tobias reagiu ao saber que a sua mãe estava viva, e ainda mais, que era líder dos sem-facão e também que era Divergente.
Enquanto Tobias passava por todos aqueles testes, fez um amigo, que lhe explicou o que era um Divergente pois ele era e o Quatro também. Como foi o melhor da "turma", Quatro foi escolhido para ter um cargo importante na comunidade Intrépida, mas os seus desejos não eram esses e por isso decidiu ficar a trabalhar junto do seu amigo na vigia das câmaras de vigilância na maioria do tempo e como monitor quando chegavam os novos elementos a facção.
O livro dá-nos a conhecer segredos que nos ajudam a perceber a evolução da personagem antes de conhecer Triss. Mas também nos mostra alguns dos momentos que ele passou com ela, como a passagem dos medos, o momento em que Triss saltou no seu dia de chegada aos Intrépidos e um momento bastante engraçado quando depois de beber um pouco mais que o normal Quatro encontra a Triss e a começa a elogiar.
Eu gostei bastante e aconselho a todos os fãs da saga, a sério. É sempre mais um livro da fantástica Veronica Roth e mais umas fantásticas paginas com estas personagens que, pelo menos eu, ADORO.

E vocês já leram este livro ou os restantes da saga? E quem já viu o Insurgente? Fico a espera da vossa opinião!!

Comentários