Segredos de Família


Sinopse
De leitura cativante e profundamente comovente, Segredos de Família é uma história brilhante sobre vidas paralelas e o poder redentor do amor.
A história deste romance notável começa numa noite de Inverno de 1964, quando uma tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto dos seus filhos gémeos. O filho, o primogénito, é perfeitamente saudável, mas David apercebe- -se de imediato de que a filha é portadora de síndrome de Down. Convencido de que está a fazer o que está correcto, David toma uma decisão precipitada que irá ensombrar as suas vidas para sempre. Pede a Caroline, a enfermeira, que leve a bebé para uma instituição, mas ela acaba por fugir para outra cidade, onde irá criar a bebé como sua própria filha.


Esta historia retrata uma realidade muito presente nos anos 60,entregar crianças com "deferências" a instituições.Mas não foi só nesta altura que aconteceu, hoje, em pleno sec-xxi, depois de tanto desenvolvimento cientifico e tecnológico, ainda existem crianças que são abandonadas e maltratadas pelas suas famílias, simplesmente por não terem nascido iguais a todos os outros. 
Nos anos sessenta a esperança de vida para crianças com síndrome de Down era muito reduzida, pois a doença trás bastantes complicações no sistema respiratório, e David por ter perdido a sua irmã quando ela ainda era muito jovem,não queria que a sua mulher tivesse que passar pela perda de uma filha, pois sabia o que a sua mãe tinha sofrido, e queria proteger o seu filho da dor de perder uma irmã.
David vai viver sempre com o peso deste ato sobre os ombros, vai viver numa constante tentativa de compensar aquilo que fez e vai fechar-se para o mundo e principalmente para a sua mulher e filho, fazendo com que ambos pensem que o amor que ele tinha por eles desapareceu.
Por outro lado temos a historia de uma enfermeira, apaixonada por David, que quando vê as condições da instituição decide que vai criar a menina como se fosse sua filha. Via lutar por ela com unhas e dentes e ultrapassar barreiras que muitos achavam impossíveis. 


Aconselho a leitura deste livro, porque de certa maneira é uma lição de vida. É um livro que nos mostra a luta de uma mãe pelos direitos de uma menina com síndrome de Down nos anos 60, a luta interior de um pai assombrado pela sua escolha, uma mulher que tenta preencher o vazio deixado pela filha que acredita ter morrido a nascença e a de um rapaz que sente que o pai não o ama.



Comentários