A Guerra dos Tronos

Hoje venho falar do primeiro livro de "As Cronicas de Gelo e Fogo", de George R. R.Martin, uma saga absolutamente fantástica e altamente viciante. Eu comprei o Pack Stark, da Saída de Emergência, mas a editora também costuma ter varias promoções para os livros da colecção (basta estar atento as novidades online)
Sinopse
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo. Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar.
Este é o primeiro livro desta saga (fantástica por sinal), que tem feito um enorme sucesso em todo o mundo, junto de pessoas de todas as idades. Eu incluída sou um grande fã da serie, e por isso mesmo quando encontrei  o Pack Stark que inclui: os dois primeiros volumes da saga, o livro A Voz do Fogo, de Alan Moore e um bloco de notas da serie, não resisti e tive mesmo que comprar.

Não  muito que eu possa dizer em relação a história porque ou a maioria de vocês já sabem tanto (ou mais : D ) que eu, ou se ainda não conhecem esta história e todas as suas fantásticas personagens tem que partir a descoberta do maravilhoso mundo de Westeros.
Neste livro a cada capitulo vamos vivendo a história sobre a perspectiva das diferentes (e imensas) personagens deste universo, descobrindo o que cada uma pensa, sente e vive. No inicio, principalmente para quem nunca viu a serie, pode ser difícil acompanhar tantos nomes diferentes, mas ao longo das paginas vamos interiorizando este universo e acabamos por não ter dificuldade em reconhecer de quem se fala ou de que cidade se trata. Mais fascinante ainda é o facto de conseguirmos adorar personagens tão diferentes, a verdade é que George R. R Martin tem a capacidade de construir personagens com um relevo....fora do normal, personagens que nos cativam da primeira a ultima pagina, ele consegue fazer com que adoremos tanto heróis como vilões.
Eu por exemplo ante de ter contacto com esta saga tinha ouvido histórias sobre o Tyrion Lannister em que ficava a pensar, Como é que as pessoas gostam tanto dele? mas a verdade é que quando o "conheci" fiquei rendida a sua personalidade.
Sem duvida que vou continuar a seguir de perto a série e a ler os livros desta saga, porque a verdade é que ficamos presos as historias que nos são contadas, e por isso mesmo aconselho a leitura a todos aqueles que queiram ler um livro que nos agarra da primeira a ultima pagina.




Comentários