Maddie-A verdade da mentira

Mais uma vez vou começar com um pedido de desculpa...sei que tenho estado muito tempo sem escrever, mas como sabem andei numa fase complicada. Felizmente devido a nova medicação tenho me sentido melhor e cada vez com mais força! Consegui, apesar de mal ter ido a escola, passar de ano, mas agora estou 10000000% focada nos exames.
Mas como eu não estou aqui para vos chatear com problemas vamos a algo mais interessante!
Muito provavelmente todos vocês já ouviram falar do caso da Maddie, a menina inglesa que desapareceu no Algarve quando estava de ferias com os pais e os irmãos, em 2007. A verdade é que este caso foi comentado em todo, e no final ninguém consegui provar nada. Uma das pessoas envolvidas na investigação foi Gonçalo de Sousa Amaral, da Policia Judiciaria, que acabou por ser afastado do caso.


Gonçalo sentiu-se injustiçado com tudo o que foi dito sobre ele e sobre o que lhe fizeram, e por isso mesmo em 2008 acabou por se aposentar para, como ele diz, "readquirir a plenitude da sua liberdade de expressão sobre o caso que investigou e de contribuir, na medida do possível, para a descoberta da verdade material e a realização da justiça".
A verdade é que ao longo do livro nos vai dando a conhecer aquilo que aconteceu antes, durante e depois do acidente. Apesar de nunca ter ficado provado quem seria o culpado, a verdade é que quando Gonçalo começou a "mexer" onde não devia e a fazer perguntas "inconvenientes" foi afastado do caso... Gonçalo não se limitou a olhar numa direcção, e pensou em todas as possibilidades, e por isso mesmo fez testes, exames, analises, perguntas...de maneira a tentar chegar o mais próximo da verdade.


No livro conseguimos perceber melhor as incongruências dos relatos da noite do desaparecimento, a verdade é que a ordem e a duração dos acontecimentos ia variando conforme a pessoa e o dia, o que criou algumas duvidas no detective. Também as fotos daquela noite criaram muitas duvidas, tal como o facto de, apesar de Maddie ter um historial de problemas do sono e mesmo estando de ferias, o que normalmente ria alguma excitação nas crianças, todas elas dormiam a mesma hora e durante toda a noite, e inclusivamente os gémeos não acordaram em nenhum momento naquela noite, apesar de todo o barulho e agitação. Depois temos também os resultados dos exames realizados pelos cães altamente treinados da policia britânica, que criavam muitas perguntas sobre o que realmente teria acontecido, 
Estes são apenas alguns dos pontos que são referido neste livro, que nos permite ficar a saber um pouco mais sobre toda a investigação deste caso, que apesar de já ter sido a quase dez anos continua cheio de questões por resolver...
E vocês, o que acham que realmente aconteceu? Qual a vossa opinião ?

Comentários