Como Falar Para As Crianças Ouvirem E Ouvir Para As Crianças Falarem

Hoje venho falar-vos de um livro que é uma espécie de guia para um estilo de parentalidade positivo, que tem como objectivo ajudar a melhorar as relações entre pais e filhos, ou qualquer outro tipo de relação que ocorra entre adultos e crianças. As autoras , Adele Faber e Elaine Mazlish, são duas especialistas em comunicação entre adultos e crianças reconhecidas internacionalmente. Autoras de vários livros New York Times Bestsellers, sendo que também os seus vídeos e programas de workshop produzidos pela PBS são utilizados por milhares de grupos de pais em todo mundo. Já foram convidadas para os mais destacados programas de televisão desde Good Morning America a Oprah.

Sinopse
Gostávamos de lhe dizer como achamos que este livro deve ser manuseado. Depois de ter a sensação de o folhear e ver de relance a banda desenhada, comece pelo Capítulo 1. Faça realmente os exercícios à medida que for avançando. Resista à tentação de saltar por cima deles e passar às «partes boas». Se tiver um amigo compatível com quem possa fazer os exercícios, melhor ainda. Esperamos que converse e argumente e discuta exaustivamente as suas respostas. Também esperamos que escreva as respostas para que este livro se torne um registo pessoal para si. Escreva de forma clara ou ilegível; mude de ideias e risque ou apague; mas escreva. Leia o livro devagar. Levámos mais de dez anos a aprender o que aqui está escrito. Não sugerimos que leve tanto tempo a lê-lo; mas se os métodos aqui sugeridos fazerem sentido para si, pode querer fazer algumas alterações, e é mais fácil mudar um bocadinho de cada do que tudo de uma vez. Depois de ler um capítulo, ponha o livro de parte, e durante uma semana faça os exercícios antes de continuar. (Pode estar a pensar: «Com tudo o que tenho para fazer, só me faltava ter trabalhos de casa!» No entanto, diz-nos a experiência que a disciplina de ter de pôr os métodos em prática e registar os resultados ajuda a pôr os métodos no sítio certo – dentro de si.) Quanto à nossa convicção sobre o valor das ideias neste livro, somos unânimes. Ambas vimos estes métodos de comunicação na prática com as nossas famílias e milhares de outras. É para nós um enorme prazer partilhá-los agora convosco.


Este livro fornece varias ferramentas sobre técnicas de comunicação que permitem melhorar as relações entre crianças e adultos, através de diversos exemplos de casos reais, das respostas as perguntas feitas pelos pais as escritoras e doa exercícios práticos.

Comentários