Psicologia do Amor

Boa tarde, hoje venho falar-vos de um livro que acho ser de interesse tanto para quem gosta ou estuda psicologia, como para todos aqueles que simplesmente gostam de ler. Este livro mostra-nos a perspectiva de um psicoterapeura ao longo de diferentes consultas, permitindo-nos não só alargar o nosso conhecimento no que diz respeito a conceitos da psicoterapia, como também, perceber um pouco melhor como se sentem algumas pessoas em determinadas situações, sendo que muitos de nos já vivemos experiências idênticas. Eu acho importante perceber-mos que todos nos vivenciamos e pensamos as situações de maneiras muito diferentes, e este tipo de livros "abre" um pouco a nossa mente no que diz respeito a "colocar-nos no lugar dos outros".
Sinopse
O Dr. Yalom demonstra uma vez mais que, nas mãos certa, a psicoterapia é tão interessante quanto a mais fértil e a mais criativa de todas as ficções.
Esta colectânea de dez histórias fascinantes da autoria do exímio psicoterapeuta Irvin D. Yalom desvenda os mistérios, as frustrações, o pathos e o humor inerentes ao encontro terapêutico. Ao narrar os dilemas dos seus pacientes, Yalom não só nos oferece um raro e arrebatador vislumbre dos desejos e das motivações particulares destes, como nos conta a sua própria história, empenhado em reconciliar as suas reacções profundamente humanas com a sua sensibilidade como psiquiatra. Não houve outro autor desde Freud que tenha contribuído tanto para esclarecer o relacionamento entre psicoterapeuta e paciente.

O ser humano e muito complexo. Cada um experiência as situações de um modo particular, por isso aquilo que eu sinto numa determinada experiência pode ser completamente diferente das outras 10 pessoas que a vivenciam ao mesmo tempo. O nosso percurso, a nossa experiência, a nossa personalidade... tudo aquilo por que passamos, tudo o vivemos, tudo o que já sentimos, vai definir o modo como vamos interpretar uma determinada situação. Cada um de nos e um ser único, e por isso somos tão especais.

Comentários