Antes de Sermos Vossos

Boa noite, tenho mais uma vez que começar este post a pedir imensa desculpa por andar ausente. Este semestre foi intenso, e entre frequências e trabalhos o tempo não foi muito. Espero que agora vos consiga compensar, para tal, vou começar por vos falar de um livro da nossa parceira saída de emergencia.

Sinopse
Inspirado em factos verídicos, esta é a história de duas famílias e da terrível injustiça que as mudou para sempre.
Nascida num mundo de riqueza e privilégio, Avery Stafford tem tudo. Filha adorada de um senador americano, com a sua própria carreira como advogada e um noivo maravilhoso à espera em Baltimore, ela vive uma vida encantada.
Mas quando regressa a casa para ajudar o pai com um problema de saúde, um encontro casual com May Crandall, uma idosa desconhecida, deixa Avery profundamente abalada. Ao decidir descobrir mais sobre a vida de May irá embarcar numa viagem pela história oculta de crianças roubadas e adoções ilegais. E cedo irá desvendar um segredo que pode levar à devastação... ou à redenção.
Baseado num dos mais conhecidos escândalos da América — em que uma instituição de adoção vendeu crianças a famílias ricas —, este romance comovente e fascinante recorda-nos como, apesar de os caminhos que tomamos levarem a muitos lugares, o coração nunca esquece onde pertencemos.



Baseado em factos veridicos, da-nos a conhecer uma realidade difícil de aceitar. Pensar que existem pessoas capazes de destruir famílias para enriquecer, capazes de utilizar crianças como mercadoria, de maltratar e negligenciar de maneira tão cruel as crianças. Se a historia fosse inventada ja seria difícil de ler, agora imaginem saber que é baseada em factos verídicos. Este livro resulta da junção de varias historias reais, de forma a ilustrar o escanda-lo a volta da Sociedade de Acolhimento de Crianças do Tennessee.
Um livro com personagens fortes, únicas e especiais. Prende-nos da primeira a ultima pagina, seja pela historia, pela escrita ou pelas personagens. Ilustra sem duvida a garra e determinação de muitas das crianças que passaram por esta realidade, que lutaram para não perder a ligação com a família, que conseguiram encontrar a felicidade, apesar de todos os tombos que viveram. So de imaginar o que estas crianças passaram para não perder o melhor que tinham, a dor que sentiram aquelas que foram separadas para sempre da sua família, e que nunca conseguiram reencontra-la. Pensar na dor de nunca mais viu os pais, os irmãos, os amigos...seja quem for que fazia parte das suas vidas. Pensar que existem  pessoas capazes de retirar os filhos, sem do nem piedade, apenas com objetivo de obter lucro. 
O livro Antes de sermos vossos, de Lisa Wingate, é sem duvida uma leitura que recomendo a todos. Consegue prender-nos da primeira ate a ultima pagina, através de uma linguagem simples e eficaz. Faz-nos refletir sobre uma realidade que não esta assim tão distante, e que é de certo modo identica a atual polemica das adoções da IURD. Sem duvida uma leitura para nos fazer refletir e questionar.


Comentários