Freud Inverso



Freud Inverso é um pequeno livro de poemas, da nossa parceira Chiado Editra.
Este livro é constituído por expertos de textos Freudianos, nas paginas a esquerda, e por poemas autorais, da Psicologa e autora Nara Resende, nas paginas da direita. Ao longo do livro cruzei-me com conceitos de Freud que ja tinha estudado nas aulas, tais como, o Libido, o complexo de edipo, recalque, pulsão, entre tantos outros, mas  também com palavras que desconhecia, como por exemplo, principio da realidade.


 Tanto os poemas como as referencias são breves, apenas alguns poemas são excepção a regra e ocupam mais do que uma pagina. Não contem com uma historia complexa, que vos prende do inicio ao fim, porque o conceito e objetivo do livro não é esse, através dele podemos (re)descobrir os conceitos Freudianos de maior relevo, ao mesmo tempo que conhecemos a poesia da autora.
Entre os poemas que mais gostei estão, por exemplo, Tempo do eterno, do Eu ao Nos, Jogo da Libido, Recalque,  Ela, a amiga e a outra.
Recomendo esta leitura a todos os que tenham curiosidade ou que ja conheçam e admirem o trabalho de Freud e a psicanálise.



Se ha um pensar, muda-se de ideia.
Se não se pensa, não ha ideia para mudar.

Comentários