Hoje venho falar-vos do livro Seca, de Jarrod Shusterman e Neal Shusterman.
Sinopse
Quando a seca atinge proporções catastróficas, há decisões que não podem esperar. A seca já dura há muito tempo na Califórnia. E a vida da população tornou-se uma interminável lista de proibições: proibido regar a relva, proibido encher a piscina, proibido lavar o carro ou tomar duches longos.
Até que as torneiras secam de vez.E é assim que, de repente, o tranquilo bairro onde Alyssa Morrow vive se transforma numa zona de guerra, onde vizinhos e famílias, outrora solidários, se digladiam em busca de água. Quando os pais da jovem não regressam e a sua vida é ameaçada, Alyssa tem de tomar decisões impossíveis se quiser sobreviver. Um thriller fantástico que pode acontecer ainda no nosso tempo... e na nossa rua.
A capa chamou-me a atenção. O conteúdo prendeu-me da primeira a ultima pagina. Que livro.
Não sei se por o tema me chamar a atenção, se pela escrita , pelo enredo... so sei que me manteve presa do inicio ao fim. E assustador pensar que algo assim pode estar perto de ser a nossa realidade, e talvez isso seja a mensagem mais forte do livro. Talvez seja fazer-nos pensar e questionar os nossos hábitos, pensar no mundo em que vivemos e no desrespeito que temos tido para com a natureza. Achamos que a agua vai estar sempre ali, ao girar da torneira, mas a verdade e que o "fechar da torneia" também se pode tornar a nossa realidade, e mais cedo do que pensamos.
Este livro fala-nos do desespero, do medo, do panico. Fala-nos dos limites que as pessoas estão dispostas a ultrapassar quando vivem privações severas. Porque em momentos como este as pessoas muitas vezes tem de decidir entre ser o lobo ou o rebanho.
O livro esta dividido em varias partes, em que vamos vivendo diferentes momentos sobre a perspectiva das varias personagens, e o melhor é que em vez de isso se tornar confuso, ajuda-nos a perceber melhor a historia e as personagens. Permite-nos ver como diferentes personalidade reagem perante uma mesma situação de stress e privação, o que torna o livro tão interessante.A escrita é direta e sem palha, o que nos permite ler varias paginas seguidas sem ficarmos cansados do enredo.
Não quero dar spoiler, e por isso não ha muito que possa dizer sobre a historia em si. Posso dizer que temos a Alyssa e o seu irmão, que irão juntar -se a outras personagens ao longo deste fechar da torneira. Do vizinho esquisito, de uma rapariga rebelde que nunca tinham visto, e de um rapaz com muita lábia. Juntos vão passar por provações severas, por situações intensas e por momentos que jamais irão esquecer.
Leiam ! Tudo neste livro esta na medida certa, e é sem duvida uma leitura que nos prende... Do que estão a espera?
Comentários
Enviar um comentário