Salvo pelas Estrelas

Hoje venho falar-vos de um livro sobre amor, fe e esperança. Um livro sobre o poder da familia e do acreditar . Um livro que é como uma manta nos dias frios para nos aquecer o coração e alma, com a mensagem de esperança e de vitoria que nos transmite.

SinopseA jornada de Kristine e Jacob é ainda mais notável porque o autismo quase deitou a perder esta mente brilhante. Kristine foi informada, quando o filho foi diagnosticado aos dois anos de idade, que este poderia nunca vir a ser capaz de se calçar sozinho. Rodeado de «especialistas» que tentavam forçá-lo a concentrar-se nas suas competências e privá-lo dos seus interesses, que o distraíam dos exercícios que lhe eram impostos, Jacob não fez qualquer progresso, isolando-se cada vez mais, acabou por deixar de falar de todo. Mas Jacob gostava dos movimentos das sombras nas paredes, das estrelas, dos padrões dos sofás... Contrariando o marido e os pareceres dos especialistas, Kristine seguiu os seus instintos, retirou o filho da educação especial e iniciou, sozinha, uma nova educação. Decidiu seguir a «centelha» de Jacob, as suas paixões, e concentrar-se nas coisas que o filho era capaz de fazer ao invés de se concentrar nas que ele não conseguia. Acreditava no poder da infância e na importância de brincar e esta filosofia ajudou-a a ultrapassar obstáculos enormes. Trabalho árduo, determinação e uma fé inabalável nos amigos e família, permitiu aos Barnett superar, não só este desafio tremendo, como também as dificuldades financeiras por que passaram e os problemas de saúde graves de Kristine

O livro conta-nos a historia de Jack, um menino diagnosticado com autismo aos 2 anos, sobre o olhar da sua mãe. No livro podemos ver a longa trajetória desta criança e dos seus pais, da luta por fazer o filho ser capaz de se tornar independente, ser capaz de fazer aquilo que desejar, ser capaz de se tornar aquilo que ele quiser ser. 
Não deve ser fácil ver uma criança ter comportamentos que não entendemos, ficar horas a observar sombras, ficar preso ao mesmo objeto durante horas seguidas, não ser capaz de mudar as rotinas, não conseguir que o nosso filho comunique. 
Estes pais recorreram a todos os terapeutas que puderam, mas nada parecia fazer as coisas mudarem, e como tal, a mãe teve a coragem de perceber que havia algo de muito especial no seu filho, e retirou da educação especial, iniciando ela um caminho completamente novo e inexplorado, em que ia tentar perceber as capacidades e pontos fortes do filho para os incentivar, ao mesmo tempo que desenvolvia os pontos mais fracos.
Este trabalho com o filho, levou-a a desenvolver vários projetos junto de crianças com autismo e das suas famílias, que permitisse aos pais perceber que alem das dificuldades, estas crianças tem algo que para elas é o foco da atenção, e que percebendo o que é , é possível trabalhar com els e fazer com que se liguem cada vez mais ao mundo que os rodeia. Kristine tornou-se perita em perceber estes pontos fortes. Umas crianças adoravam cozinhar, outras pintar, outras contar historias ou arranjar aparelhos electrónicos. Kristine pegava nisto e criava jogos e actividades que envolvessem a criança e as famílias , de forma a criar ligações entre o mundo interno e o externo destas crianças tao especiais . 
Desenvolveu actividades desportivas, para permitir as famílias terem um local de convívio, um local em que os pais podiam pela primeira vez jogar a bola com os seus filhos, algo que para pais de crianças com autismo muitas vezes parece impossível. Tudo isto criou uma comunidade tão forte e especial, que foi necessário criar um centro, Jacob`s Place, onde crianças autistas ou com necessidades especiais e as suas famílias passara a ter um abrigo.
Ao longo desta jornada da Kristine para desenvolver uma comunidade, foram muitas as lutas que travou na esfera familiar. Entre os problemas de saude dos filhos, a crise financeira que se alastrou e tornou as coisas muito difíceis, os seus próprios problemas de saude... Kristine nunca baixou os braços, nunca desistiu , e construiu uma familia e uma comunidade unida .
Graças a sua persistência o seu filho pode sempre fazer e estudar aquilo que o fazia feliz. Ela lutou para que ele assistisse aos cursos universitários, mesmo sendo estes criados para adultos, lutou para que professores universitários ouvissem o seu filho e o ajudassem a resolver uma duvida em equações das quais ela nada entendia, deixou o filho ir para a universidade, passando vários anos a frente, mesmo sabendo que ele ainda tinha tantas dificuldades em actividades que todos os outros achavam simples . Acreditou no filho, e por isso mesmo permitiu que o seu primeiro trabalho de verão fosse ser um investigador pago pela universidade , e permitiu que aos 12 anos ja estivesse a publicar descobertas cientificas que ajudaram no desenvolvimento cientifico.
Esta historia mostra que muitas vezes é na fe e no amor que se encontram as respostas e a resolução dos problemas. Que não é fácil, mas que na vida as vezes é necessário ser capaz de seguir por um caminho desconhecido e inexplorado para poder chegar onde precisamos. Na vida nós temos o poder de escolher como vamos lidar com as dificuldades, se vamos pegar e baixar os braços, aceitar quando nos dizem não podemos fazer nada, o seu filho nunca vai ser capaz de falar, ou se vamos ter a coragem necessário para colocar os pés em caminho incerto. Se seremos como Kristine, que foi capaz de ouvir o coração e dizer, eu vou lutar, eu não desisto do meu filho, eu não desisto de tentar dar-lhe a oportunidade de ele se tornar tudo aquilo que pode ser . Sem a coragem desta mãe, esta criança tinha se tornando prisioneira da sua genialidade, mas com a sua fé, esta mãe permitiu que ele se tornasse o gênio que estava destinado a ser. Porque o amor tem o puder de mudar o rumo das nossas vidas. 



Comentários