Palestina sobre uma tela

 Boa tarde leitores. Hoje venho falar de um livro maravilhoso, Palestina sobre uma tela. Sabem aquele livro que lêem num dia , porque não conseguem parar de ler? Pois é, este é um desses livros. Um livro intenso, emocionante e verdadeiro. 

Um muito obrigada a Editora Velha Lenda pela cedência deste exemplar . Este já é um dos preferidos de sempre.

SINOPSE 

Uma pintora que desafiava a vida e retratava nas suas telas os mórbidos cenários que eram fruto da incessante guerra entre a Palestina e Israel. 
Um capitão do Exército da Libertação da Palestina que sonha que ambas as nações, um dia, possam conviver lado a lado, em paz. Esta história é um grito à humanidade. 
Um pedido de ajuda ao mundo contra os crimes cometidos contra o povo da Palestina. 
Um livro escrito para que a sua história pare de se repetir na vida real.


Sabem aqueles livros que vos destroem de tão intensos que são ? Que vos fazem ficar parados, com um imenso sentimento de vazio? Este livro teve esse efeito em mim.

Este livro é cru, é duro, é intenso. Faz-nos sentir a dor de todo um povo, de uma nação. Faz-nos olhar para todos os nossos direitos, todos os nossos privilégios, todas as regalias a que temos acesso. Relembra-nos das circunstâncias adversas em que tantas pessoas vivem. Mulheres sem direitos. Homens condenados a uma guerra que não querem lutar. Crianças oferecidas a morte.

O autor compara a situação vivida por este povo com o holocausto. Refere, através dos seus personagens que o mundo apenas vai prestar atenção no momento em que forem criados campos de concentração, em que houver um holocausto. E não é de facto o que está a acontecer ? Morrem pessoas diariamente, pessoas fogem, pessoas pedem socorro, mas o que fazemos? Tornamo-nos tão egotistas que só agimos quando a nossa casa pega fogo.

Está na hora de agirmos. Está na hora de deixar-mos de ser cúmplices de tanta violência e crueldade.

Leiam este livro . Apaixonem-se pelas personagens, sofram com as suas histórias , chorem com a dor espelhada nestas palavras. Façam tudo isto, e no fim procurem saber mais . Procurem falar mais sobre o assunto. Procurem gerar mudança. Procurem quebrar preconceitos.

Vamos conhecer outras culturas, vamos perceber as suas crenças e valores, vamos ser mais empáticos. Está na hora de nós aceitar-mos, e perceber-mos que não existe uma cultura superior . Vamos lutar pelo conhecimento e pelo fim da ignorância.

Vivemos todos no mesmo mundo, partilhamos a mesma casa, não acham que está na hora de nós respeitar-mos e apoiar-mos ?

Comentários