9 de Novembro

Iniciei em outubro a minha aventura com a Colleen, e tenho de admitir: estou levemente viciada. Organizei em Novembro a leitura conjunta do 9 de Novembro, e em Dezembro foi o lemos Confesso.

Este livro conta-nos a historia de Fallon e Ben, e fala-nos da forma peculiar como as suas vidas se cruzam. Tudo começa (será?) num restaurante, no momento em que Ben finge ser namorado da Fallon sem sequer a conhecer. Naquele momento surge uma química imensa que faz com que passem o resto do dia juntos. Mas o tempo esta contado, pois no dia seguinte ela vai viajar. Então eles estabelecem um acordo, reunirem-se durante 5 anos, sempre no dia 9 de Novembro, contudo não poderão comunicar nos restantes dias. 

Tudo parecia perfeito... até que Fallon descobre o grande segredo do Ben. Será que vai ser capaz de o perdoar? Poderão ter o final feliz que sempre sonharam? 

Eu não quero dar spoilers, porque isso iria tirar todo o interesse ao livro, mas gostava de partilhar alguns pensamentos. 

Primeiro, a parte das cicatrizes fez-me chorar. Quando ele lhe veste o vestido, quando ele lhe diz que ela não querer que a vejam... Não sei, aquilo é tão real, tão cru. De formas diferentes, acho que a maioria das pessoas ja passou por isso. Todos temos algo em nós que por vezes damos um peso tão grande, que construímos um muro. Muitas vezes nós temos tanto ódio e repugnância em relação a alguma característica nossa, que a vemos de uma forma mil vezes mais intensa e negativa do que os outros. 

Segundo, por mais fútil que possa parecer, a verdade é que a roupa diz muito. A roupa pode expor quem somos, ou esconder-nos. Pode ser um espelho da nossa personalidade ou uma máscara que corresponde aquilo que acreditamos que os outros esperam de nós. 

(Ponto 3 contem SPOILER)

Eu entendo perfeitamente o perdão, sem duvida. Mas acho que o final devia ser mais desenvolvido. O livro está super bem construído em termos de tempos, mas acho que o final foi um pouco apressado. Para mim faltou um pouco de profundidade e intensidade.

Por fim digo mais uma vez, adoro a Colleen Hoover. Estou a pensar continuar com o projeto de leituras conjuntas dedicadas aos livros da autora em 2021, o que me dizem?

Comentários