Como já vos tinha visto, consegui finalmente ver o filme Guia para um final feliz, e como já vos falei da história no post sobre o livro, agora ou dedicar-me mais a falar-vos de algumas diferenças e semelhanças entre os dois.
Alerta spoiler!
O filme começa logo com uma diferença, o amigo do Pat (Bradley Cooper) no livro só aparece mais para meio da história e de uma maneira um pouco diferente(uma cena em que o Pat é atacado e acaba por encontrar a casa do seu amigo ao acaso) que nem sequer aparece no filme, enquanto que no filme aparece logo no inicio no carro a ir para casa com o Pat e a sua mãe (Jacki Weaver), e depois tem que voltar para trás porque ele não tinha tido alta e mais tarde volta a aparecer em casa do Pat, passando a ser um visitante habitual.
![]() |
Desculpem ser um gif, mas eu gosto muito desta parte!! |
Existe um facto que eu não podia deixar de falar, a relação de Pat com o pai (Robert De Niro ). Acho que não está correta, o pai de Pat que eu li e imaginei era completamente diferente, quando vi o Robert De Niro a abraçar o Bradley Cooper logo da primeira vez que se vem fez-me logo ficar pé atrás, e depois toda a relação estabelecida entre os dois está muito mal construída. Era suposto o pai ser um homem duro, que não demonstrava qualquer afecto, que tinha uma má relação com o Pat e a mulher, que só vivia para ver os seus jogos na Tv e que não deixava ninguém aproximar uma garra do seu escritório. E não é isso que vemos no filme, na minha opinião a única parte da sua personalidade que está fiel a livro é o facto de adorar ver os seus jogos na Tv e acreditar que o Pat tem que ver os jogos com ele pois é uma espécie de "amuleto da sorte"
![]() |
O incidente que ocorre no estádio também é muito diferente no livro |
O segundo jantar com ou sem diferenças está muito engraçado, adoro a conversa entre aqueles dois, a sério eles fizeram-me mesmo rir com as suas respostas tão espontâneas e loucas. Mas a parte que segue o jantar junto do cinema (acho que era um cinema) em que após uma descoção ela o defende da policia quando este o acusa e depois quando ele a defende quando o policia se atira a ela devido ao passado dela. Acho que este momento foi super amoroso *-*
No que diz respeito a parte das aulas de dança a minha única expectativa diferente era que na primeira aula de dança houvesse um momento mais tocante, pois no livro existe um momento que que ouvem uma musica tocante e os dois choram um pouco das suas dores. Fora isso, achei que estava tudo bem e até gostei da parte com o amigo do Pat em que ele vai assistir a aula e lhes dá umas dicas meio "malucas".
No dia do grande espetaculo também existem algumas diferenças, a primeira é que no livro não é um concurso, apenas um recital e depois a Nikki não vai assistir(toda a parte que envolve a Nikki é diferente, eles nunca se chegam a falar outra vez, o Pat apenas a vai ver e nesse momento percebe que já não vale a pena lutar por ela), ou seja, no livro eles não se voltam a falar ao contrario do filme.
Apesar de todas estas diferenças gostei muito do filme, se o vir-mos como um só, sem comparações, não está mau, mas ao compararmos os dois acontece que o livro é melhor, tal como é costume. Na minha opinião o livro está escrito de uma maneira que nos cativa, que nos faz ficar viciados na narrativa na esperança de ver o que acontece, faz-nos sentir apaixonados.
Por estas razões e mais algumas não posso deixar de aconselhar o livro e o filme.Ah e mais uma coisa, eu quero melhorar o meu inglês e por isso vi o filme sem legendas de maneira a melhorar a minha compreensão da língua, e aconselho seriamente a todos os que querem melhorar ou que simplesmente gostam de ver os filmes na língua original sem legendas, porque é utilizada uma linguagem e um vocabulário muito acessíveis e de fácil compreensão.
![]() |
Uma ilustração da ultima cena <3 |
Madalena Castanheira
Comentários
Enviar um comentário