Inferior

Hoje consigo finalmente escrever-vos a minha opinião sobre este livro. Vida de universitário não da descanso, principalmente em época final. Peço desculpa pela demora, mas aqui vai a apreciação critica do livro Inferior, de Angela Saini.

Inferior é sem duvida um livro que todos deveríamos ler. É um daqueles livros para nos fazer pensar sobre as diferenças entre ser homem e ser mulher, que nos faz questionar todas aquelas ideias preconcebidas, pensar se realmente aquelas verdades universais, na verdade não são apenas especulações sem fundamento cientifico.
Sabem aqueles livros em que temos vontade de marcar uma passagem ou que vemos algo que pensamos tenho que ir ler mais sobre isto? Neste livro eu acho que e todas as paginas eu senti isso. Encontrava sempre uma passagem que queria gravar, um livro que queria ler, um tópico sobre o qual fiquei com curiosidade de pesquisar mais.
No livro são abordados temas como a ideia da mulher ser mais "fraca" que os homem, as diferenças na saude e na doença entre homens e mulheres, sobre as diferenças a nível cerebral, sobre as questões da vida sexual ou ate sobre a menopausa. Ao longo dos capítulos a autora mostra-nos os dois lados da moeda, ou melhor, neste caso, são os vários lados da mesma moeda. Porque nestes assuntos , muitas são as verdades absolutas defendidas, muitas são as ideias defendidas, muitas são as questões por responder. A autora vai os apresentando diferentes argumentos, os resultados de diversos estudos, tanto os que foram realizados com humanos, como os resultados presentes nas mais diversas espécies. E a verdade é que existem cada vez mais provas contra muitas das ideias pre concebidas relativamente as diferenças de género.
A sociedade defende ate hoje que caça é "coisa de homem", e que as mulheres são "fracas de mais" para essa tarefa, mas a verdade é que inúmeras investigações mostram como em muitas tribos são as mulheres as responsáveis por grande parte da caça, que permite a sobrevivência de toda a comunidade. De facto os homens geralmente são responsáveis por caçar animais de grande porte, mas as suas caçadas não permitem a sobrevivência da comunidade, porque são muito mais raras e espaçadas. Enquanto as mulheres caçam animais mais pequenos, mas em muito maior quantidade. Existem inúmeros relatos de investigadores, que mostram como as mulheres, em tribos que tem estilos de vida muito próximos aos das sociedades mais antigas, são o centro das sociedades, sendo mesmo responsáveis pelas tarefas mais pesadas.
Relativamente as ideias de as mulheres sem muito castas, sem desejos sexuais , sem propensão a trair ou que recusam a ideia de se envolver com alguém de forma casual, os estudos também vão na direção contraria. Mostrando que não são as mulheres que não tem fantasias ou desejos sexuais, mas sim a sociedade que impôs a visão da mulher como um ser fechado para essas questões, impondo muitas vezes desde cedo essa pressão nas meninas , de que devem ser "bem comportadas"  "mulheres de respeito". Existem tribos onde as mulheres tem diversas relações extraconjugais que são conhecidas e aceites pela sociedade onde se inserem, exatamente o contrario de sociedades onde as mulheres, caso pratiquem o adultério são maltratadas, ou ate mesmo mortas.
Poderia continuar a escrever durante horas sobre as imensas aprendizagens que retirei deste livro, sobre os inúmeros estudos e visões que descobri ao ler estas paginas, mas acho que melhor do que isso, será todos nós pegarmos e lermos este livro. Porque esta na hora de abrir mentalidades, de mudar comportamentos, de transformar crenças que estão completamente erradas. Esta na hora de percebermos que não se trata de superioridade, não se trata de homens ou mulheres serem superiores uns aos outros, mas sim , de se aprenderem a respeitar.
A diferença, na maioria das vezes, não esta no facto de ser homem ou mulher, mas nas ideias que a sociedade tem sobre o que é ser homem ou ser mulher . Então vamos procurar informação, para mudar mentalidades, e construir uma sociedade mais justa


Comentários