Deslumbramento

Boa noite, hoje venho apresentar-vos um livro da Chiado Books, Deslumbramento, de Pedro de Sá. Foi o primeiro livro do ano, e vou ser sincera, não é aquela leitura típica. Para começar deixo a sinopse, para que fiquem um pouco mais perto do sentido do livro.
Sinopse
Eu deslumbrada pela beleza inebriante do local, tu sais de rompante, nem sentes o frio da hora, tal o calor do sentir, abres a porta do meu lado, estendes a mão, eu correspondo ao gesto, levanto-me com lentidão, como se em reticências de timidez, essa leitura adiciona magia ao instante, onde uma chuva miudinha conferia às coisas do mundo um carácter de irrealidade que apenas acentuava o facto de te amar, os corpos fundem-se enquanto os lábios se descobrem com avidez, a chuva e o vento como testemunhas de um beijo sem amanhã, passas-me os dedos pelo rosto, a dúvida se são lágrimas ou chuva a demarcar-me os contornos, assim ficamos, abraçados, por momentos, breves de facto, talvez nos julgássemos os dois úni­cos habitantes do mundo, por fim, pegas-me na mão, murmuras (“Anda, vem…”), sigo-te, sempre de dedos entrelaçados, como se uma promessa de te acompanhar até ao fim das coisas, sen­tes essa firmeza e confiança pelo latejar das falanges, descemos a sinuosa escarpa até à areia, aí chegados, ficamos emudecidos e gratos a contemplar uns subtis traços alaranjados a Este, nada dissemos, íamos dali assistir, abraçados, ao nascimento do Mundo.

Eu vou ser sincera, não foi um livro que amei, não foi um livro que me prendeu do inicio ao fim. É um daqueles livros que é preciso digerir, que é preciso parar, refletir, e só depois continuar a leitura. É um livro que opta por um enredo diferente, não é uma escrita comum, muito pelo contrario, é um daqueles livros que nem todos vão querer ler. 
Não é facil descrever o enredo, a historia , não é um livro do qual se faça um resumo. Por isso, a melhor maneira de entender o que quero transmitir é pegando nele, e desfolhar as suas 202 paginas.
E desse lado, alguém leu este livro? Qual a vossa opinião ?

Comentários